domingo, 29 de maio de 2016

Cap.27 - A placa

"Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno". (Hebreus 4:16)

Algo lindo sempre acontecia com aquela família, mas eles só percebiam quando de fato estavam "ligados" no mundo espiritual. Muitas vezes Deus nos fala, de diversas maneiras, mas não o ouvimos. Outras vezes ele nos faz coisas, nos dá coisas, nos livra, nos orienta. Mas se não estivermos com o coração atento, não perceberemos que foi algo vindo dEle. Chegaremos à conclusão de que tudo não passou de uma coincidência, de algo natural da vida, de algo que conseguimos pelos nossos méritos.

Desta vez eles estavam em outra cidade, uma bem distante de onde moravam, para realizarem o estágio daquele semestre. Ele deveria cumprir um determinado número de horas, trabalhando com algo na igreja daquele lugar. Ela faria a sua parte, cuidando do filho e auxiliando naquilo que fosse necessário.

Naquela ocasião, a igreja era pastoreada por um amigo do casal; sua esposa também era uma grande amiga. Sendo assim, tudo se tornou muito mais leve e os dias ali passados foram extremamente prazerosos. Ficaram hospedados na casa do casal, curtindo cada momento e colocando as conversas em dia.

Porém, há muito tempo algo a incomodava e ela trouxe este incomodo consigo na viagem. Era o terrível bruxismo. Durante o dia, enquanto realizava atividades que exigissem uma maior concentração, ou a noite, enquanto dormia, ela rangia os dentes de uma maneira muito forte. Tal ação involuntária estava causando o trincamento de vários de seus dentes, facilitando a quebra de alguns, bem como o amolecimento de outros. Vários de seus dentes já estavam com um aspecto "serrado", de tanto rasparem uns nos outros. Mas, como de costume, ela não comentou sobre esse assunto com ninguém.

No segundo dia em que estavam hospedados na casa do casal de amigos, a amiga lhe disse:

- Então, eu tomei a liberdade de arranjar uma coisa pra você.
- É mesmo? O que é?
- Tem uma odontologista em nossa igreja, muito competente e super gente boa. Falei de vocês pra ela e ela concordou de imediato em atender você de graça pra fazer algumas obturações que forem necessárias e uma limpeza em seus dentes.
- Poxa amiga, muito obrigada! Dentistas são sempre bem vindos em minha vida, ainda mais assim...
- Ela entende que atender pastores, seminaristas e missionários sem cobrar pela consulta seja uma forma de ofertar para o Reino de Deus.
- Que Deus a abençoe muito!

E lá foi ela para mais uma consulta com mais uma odontologista que Deus colocou em sua vida! Realmente, Deus tinha a sua maneira linda de agir, sempre nos detalhes.

Durante a consulta a dentista começou a perguntar sobre a vida do casal no seminário, sobre as matérias e o dia a dia. Quando menos esperavam, já estavam muito próximas, uma falando um pouco da vida da outra, "trocando figurinhas", orando juntas. A empatia surgiu simultaneamente. Foi quando a dentista disse:

- Olha só, estamos aqui obturando seu dente, mas tem um detalhe que preciso comentar. Estou reparando que você sofre de bruxismo, né?
- Sim...  
- Mas olha só, não é só o ranger não. Você também tem apertamento. Você fecha a mandíbula com muita força, apertando os dentes superiores com os inferiores e depois range, esfregando-os com muita força. O seu caso é bem sério, posso ver alguns danos bem característicos.
- Uau... Então eu também faço isso...
- Sim. Você precisa começar a se policiar durante o dia para relaxar a mandíbula quando perceber que está começando a praticar o apertamento. E durante a noite precisará usar uma placa. Mas no seu caso, uma placa de silicone não irá funcionar, pois você irá mastigá-la sem perceber e ela durará poucos dias. Você precisa de uma placa de acrílico.
- Hum... Uma placa de acrílico... Você sabe o valor de uma?
- Vamos fazer o seguinte: como você precisa urgentemente desta placa, nós vamos fazê-la. Depois nós conversaremos sobre a forma de pagamento, ok?

Voltando pra casa, ela não sabia se ria ou se chorava. Claramente Deus estava cuidando de sua saúde, fazendo com que aquela profissional esclarecesse tudo sobre o seu bruxismo e apontasse o tratamento necessário. Porém, mais uma vez, o dinheiro era um problema. Ela não tinha como pagar por aquela placa. Teria que arrumar um jeito. Chegando em casa, comentou com o marido e então oraram a Deus, agradecendo pelo Seu cuidado e pedindo que Ele continuasse a frente deste caso, inclusive da situação financeira.

Passaram-se algumas semanas até que a placa ficasse pronta. Eles haviam voltado para a casa no seminário e tentaram levantar alguma quantia para pagá-la. Decidiram não pedir ofertas a ninguém, tentando de outras formas. Não conseguiram muita coisa, mas o pouco que conseguiram, reservaram para pagar pelo menos uma prestação. Até que chegou o dia em que precisaram retornar àquela cidade para buscar a placa que já estava pronta e fazer os pequenos ajustes necessários para que o encaixe ficasse perfeito. 

Chegando lá, as notícias foram muito boas. A doutora estava muito feliz, os ajustes foram mínimos e a placa havia ficado perfeita.

- Querida, muito, mas muito obrigada mesmo pelo seu cuidado comigo. Que Deus abençoe sua vida e a de sua família, suprindo suas necessidades e ouvindo o seu clamor.
- Amém, querida, o prazer foi meu de poder lhe ajudar.
- Vamos conversar sobre os valores então. Gostaria se saber em quantas vezes eu poderei pagá-la. (Ela disse isso com o pensamento em Deus, pedindo para que Ele fizesse com que o pagamento pudesse ser dividido no máximo de parcelas).
- É presente.
- Como é que é?
- É meu presente pra você. A princípio eu ia te dar apenas o tratamento dentário e a limpeza. Mas gostei tanto de você e de sua família, me emocionei tanto com a história de vida de vocês, você marcou tanto a minha vida que tive vontade de fazer mais esse agrado. Então receba, é de coração.

Nesse momento elas se abraçaram, emocionadas. A frase "melhor é dar do que receber" não fazia muito sentido ali. Ambas haviam sido abençoadas tremendamente por Deus. 

É sua primeira vez por aqui? Não deixe de ler o começo dessa história clicando aqui
Depois é só ler os capítulos seguintes para conhecer mais histórias :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário :)